OS TRÊS GRUPOS DE ALIMENTOS
Podemos comparar o corpo humano a um banco de três pernas. Cada perna seria um grupo de alimento. Na falta de uma perna, o banco cai, se faltar alimento de um grupo, o corpo fica fraco. O nosso corpo necessita de alimentos dos três grupos para se manter com saúde: construtores, energéticos e protetores.
ALIMENTOS CONSTRUTORES
São alimentos ricos em proteínas, necessárias ao crescimento e à reposição do foi gasto pelo corpo. São essenciais, principalmente, para o desenvolvimento das crianças e para as gestantes.
Existem dois tipos de proteína: a animal e à vegetal.
Encontramos proteína de origem animal em: carnes, leite e derivados (queijo, coalhada, requeijão), ovos, rim, língua, fígado, camarão, peixe
Encontramos proteína de origem vegetal em: feijão, soja, milho maduro, sementes (jerimum, amendoim, girassol, gergelim, castanha-de-arará, castanha-do-brasil – também conhecida como castanha-do-pará)

É BOM PREVINIR
Alguns alimentos ricos em proteínas são também fontes de gorduras, principalmente os de origem animal. Quando as gorduras são consumidas em excesso, podem “entupir” a parte interna das veias e artérias, provocando uma série de doenças graves, como, por exemplo, trombose e infarto. Por isso, devemos evitar o consumo da gordura de carnes e não abusar de manteiga, óleos, ovos. É melhor comer proteínas vegetais.
ALIMENTOS ENERGÉTICOS
Os alimentos que fornecem energia ao nosso corpo são os carboidratos, que correspondem aos amidos e açúcares (glicose, sacarose e frutose), e as gorduras. Os alimentos energéticos ajudam no funcionamento dos órgãos e músculos.
Encontramos carboidratos em:
Cereais – arroz, milho, pão, biscoito, farinha de trigo, maisena, xerém, fubá, aveia, centeio, cevada.
Leguminosas – feijão, amendoim, ervilha.
Sementes – castanhas, pinhão, coco seco, caroço de jaca, jerimum, macaíba, licuri, dendê, pupunha.
Raízes, tubérculos e frutas – mandioca (macaxeira), batata-doce, batata-inglesa, banana, inhame, cará, nambu, fruta-pão.
Encontramos gorduras em:
Óleos, banha de porco e de galinha, torresmo, manteiga, margarina.

É BOM PREVENIR
O ideal é consumir carboidratos ricos em fibras, como arroz e farinhas integrais. As fibras protegem contra a obesidade, intestino preso, câncer no intestino. E bom evitar o consumo de açúcar branco e farinhas refinadas, bem como de gorduras animais. O abuso no uso desses alimentos pode levar àobesidade e a uma série de doenças, como diabetes, pressão alta e males cardíacos.
ALIMENTOS PROTETORES
Os alimentos protetores – principalmente as verduras, as frutas e os legumes — fornecem vitaminas e sais minerais. Os alimentos protetores também são fontes ricas em fibras e água, nutrientes importantes para o bom funcionamento do sistema digestivo e no controle de diabetes e colesterol.
As vitaminas e os sais minerais aumentam a resistência do organismo e protegem nosso corpo contra doenças e infecções.
Encontramos vitaminas e sais minerais em:
Verduras e legumes – jerimum, cenoura, pimentão, salsa, coentro, espinafre, couve, alface, tomate, chuchu, maxixe, quiabo, repolho, couve-flor, berinjela, cebola, vagem, beterraba, pepino, abobrinha Frutas – acerola, banana, caju, goiaba, abacaxi, manga, limão, laranja, jaca, melancia, abacate, pinha, caqui, sapoti, melão, umbu.
Outras fontes – fígado, carne, feijão, gema de ovo, peixe, mel de melado e os derivados do leite integral.
As vitaminas são: A, Complexo B (B1; B2; B3; B5; B6; B8; B9; B12; Bx), C, Colina, Inositol, D, E e K.

É BOM PREVENIR
A carência de vitaminas na infância dá origem a doenças chamadas de avitaminoses. Com a falta de vitamina D, os ossos das crianças ficam fracos e recurvados, provocando o raquitismo. A carência de minerais também provoca doenças. A anemia por falta de ferro é a mais comum. As pessoas mais afetadas são crianças menores de 2 anos, meninas, adolescentes, gestantes e idosos. A falta de iodo é responsável pelo bócio (também conhecido como “papo” ou “papeira”) e pelo retardamento mental de crianças.
Os sais minerais são:
Cálcio (Ca), Magnésio (Mg), Sódio (Na), Potássio (K), Cloro (CI), Enxofre (S), Fósforo (P), Ferro (Fe),
Cobre (Cu), Manganês (Mn), Cromo (Cr), Zinco (Zn), Selênio (Se), Cobalto (Co), lodo (l), Boro (Bo), Flúor (F) e Níquel (Ni).
Todas as vitaminas e todos os sais minerais são importantes, mas alguns são essenciais para o
nosso corpo funcionar bem, como:
Vitaminas
A
Atua na manutenção da visão e na defesa do organismo contra doenças infecciosas, e mantém saudáveis as mucosas do nariz, garganta, boca, olhos e estômago (fígado, leite integral, queijos, manteiga, gema de ovo, cenoura, tomate, espinafre, manga, goiaba).
Complexo B
Ajuda na formação e renovação do sangue e no crescimento do corpo (carnes, fígado, arroz, verduras, leite).
C
Aumenta a resistência contra gripes e resfriados e contribui para a absorção do ferro (limão, caju, acerolasgoiaba, batata, couve, pimentão, brócolis).
D
Fortalece os ossos e os dentes (leite, queijo, fígado, peixe).
Minerais
Ferro
Atua na produção de células do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo, protege o organismo contra infecções e ajuda no aprendizado (carnes, fígado, feijão, folhas verde-escuras, mel de engenho).
Cálcio
Ajuda na formação e na manutenção dos músculos e dos ossos (leite, queijo, sardinha, couve, melado)
Para garantir uma alimentação Saudável, é preciso consumir alimentos dos três grupos: construtores, energéticos e protetores.