13 DICAS DE COMO CUIDAR DOS ALIMENTOS

Mesmo as pessoas mais experientes podem cometer alguns enganos na hora de escolher, preparar e guardar os alimentos. Tudo por falta de informação. Pequenos ajustes no dia-a-dia de cada um podem ajudar a cuidar melhor de nossa alimentação.
As regras de armazenamento devem ser adequadas à realidade de cada pessoa. Se não temos geladeira, por exemplo, os alimentos precisam ser guardados na parte mais fresca da casa. Alimentos que estragam facilmente (chamados perecíveis) devem ser comprados somente quando forem necessários, e na quantidade certa.
Na hora de preparar os alimentos, devemos:
1 – Lavar sempre as mãos dopois do ir ao banheiro.
2 – Lavar Sempre às mãos antes do preparar os alimentos.
3 – Ferimentos nas mãos ou nos braços devem ser protegidos por um pano limpo ou esparadrapo.
4 – Usar água do boa qualidade no preparo do alimentos; à água devo Ser a mesma que bebemos: fervida ou filtrada.
5 – Lavar bem os alimentos antes do cozinhá-los.
6 – Não usar água poluída ou barrenta para lavar alimentos.
7 – Lavar a faca ao cortar alimentos diferentes para evitar contaminação de um alimento para o outro, especialmente no corte de carne.
8 – Colocar verduras, legumes e frutas em molho de água sanitária (cândida), durante 30 minutos, se forem ingeridos crus, é recomendável colocar uma colher do sopa de água Sanitária para um litro do água.
9- Lavar os utensílios de cozinha com água e sabão, antes e depois do preparo da comida.
10 – Cobrir os alimentos para protegê-los de poeira, moscas, ratos, baratas, formigas o animais domésticos (cachorro, gato, galinha, pato e outros).
11 – Evitar o contato entre alimentos crus e cozidos, em utensílios, no armazenamento e na manipulação, dessa forma, evita-se a contaminação de um para o outro.
12 – Lavar as embalagens industrializadas antes de abri-las para o proparo dos alimentos.
13 – Colocar o lixo na lixeira com tampa para não atrair insetos o animais domésticos; lavar o recipiente do lixo com frequência, nos locais em que não há coleta do lixo, podemos separar o lixo orgânico, entorrá-lo ou usá-lo para preparar adubo.